1.7.06

Boletim da campanha (abril de 2006 - Genebra)

Association Raizes pour la Langue et la Culture Brésilienne


Mudar a constituição
para garantir a nacionalidade brasileira aos nossos filhos.

ATIVIDADES EM GENEBRA


Muitos brasileiro(a)s que moram no exterior desconhecem que seus filhos, registrados no consulado e com um passaporte brasileiro, não têm a nacionalidade brasileira assegurada. Com a revisão da Constituição, os nascidos a partir de 07.06.1994, deverão estar residindo no Brasil quando fizerem 18 anos para obter, de forma definitiva, a nacionalidade brasileira.
Infelizmente a grande maioria dos brasileirinhos nascidos no exterior perderão a nacionalidade brasileira pois não terão condições de estar residindo no Brasil quando fizerem 18 anos. Muitas destas crianças se tornarão apátridas pois também não terão direito à nacionalidade do país em que nasceram.


Mudar a Constituição
para garantir a nacionalidade brasileira, desde o nascimento e de forma definitiva, aos filhos de mãe ou pai brasileiro.

Para mudar a Constituição do Brasil é necessário o voto de 60% dos Deputados e Senadores. Em 2004 foi instalada uma comissão de deputados para analisar o projeto de lei (PEC 272/00) que garante a nacionalidade aos nossos filhos desde o nascimento mas infelizmente esta comissão não funciona.
Somente conseguiremos fazer os deputados (e senadores) mudarem a Constituição se os brasileiro(a)s residentes no exterior fizerem PRESSÃO.


Participe das atividades

Com intuito de chamar a atenção da sociedade brasileira (jornais e Tv) para esta injustiça e desta forma pressionar os deputados e senadores para que modifiquem a Constituição do Brasil, estamos organizando diversas atividades em Genebra (cidade internacional e uma das sedes da ONU). Para que elas tenham sucesso precisamos da participação do maior número possível de brasileiro(a)s. Estamos chamando todos para participar :

- 03/06 (sábado) – Encontro com a seleção brasileira. Uma delegação de brasileiro(a)s irá ao hotel (em Genebra) onde estará hospedada a seleção para pedir o apoio dos jogadores (que são também brasileiros residentes no exterior) para nossa causa. Tentaremos ser recebidos, mas não sendo, aproveitaremos a presença dos jornalistas para divulgar a nossa causa. A hora e o local serão confirmados posteriormente.

- 19/06 (segunda-feira) – Manifestação. Em Genebra no dia 19/06 se reunirá pela primeira vez o novo Conselho dos Direitos Humanos da ONU. Como muitos brasileirinho(a)s nascidos no exterior se tornarão apátridas, fato contrário aos direitos humanos, aproveitaremos a ocasião (e a presença da imprensa brasileira) para denunciar esta injustiça e exigir a modificação da Constituição. Nesta semana tentaremos também ser recebidos pela delegação brasileira presente neste conselho. A hora e o local desta atividade será divulgada posteriormente.

Participe do grupo de mães e pais de Genebra.

Da campanha e do conjunto de atividades que iremos realizar estão sendo organizadas por mães e pais que moram em Genebra. Eles, como a grande maioria de brasileiro(a)s, não têm muito tempo disponível mas resolveram ajudar um pouco para que possamos mudar esta injustiça a que nós e nossos filhos estamos submetidos. Precisamos de mais pessoas no nosso grupo para que nossa campanha seja vitoriosa. Caso você possa dar um pouquinho do seu tempo para nos ajudar entre em contato.
Natália Tomaz lima67@bluewin.ch
Marco Antonio marcomiranda65@yahoo.com.br

(Envie para nós o seu e-mail para ser informado das atividades de nossa campanha).


Filho de brasileiro(a), nascido no exterior,
brasileirinho é !